A Ciência tem valor!

#EFEM
#SEDUCT

Caro educador convidamos a todos para parciparem desta formação que vai apresentar a importância “do fazer” e as diferentes características na hora de resolver um problema, dentre outras muitas expertises após o término global da formação, com carga horária total de 30h.

Serão ofertados encontros presenciais e online (estes com datas a serem divulgadas), conforme descrição e datas abaixo, sendo necessária a participação em todos os encontros:

1º encontro: 17/05/2024
Modalidade: Presencial

Atividade: Qual problema você identifica (aluno, escola, estrutura, em você…)?
Temas a serem abordados:
Abertura com um “Mini Evento” para contextualizar.
Apresentar a importância “do fazer” e as diferentes características na hora de resolver um problema.
Olhar singular para cada aluno, dessa forma é possível aproveitar o potencial máximo e direcionar.
Como o método científico favorece a construção dos pilares do empreendedorismo.
O método científico tem as etapas de: observações, questionamentos, hipóteses, experimentação, resultados e conclusões.
Etapas que favorece: identificar problemas e oportunidades, valida hipóteses, aprendizagem constante e resiliência.

2º encontro: 07/06/2023
Modalidade: online

Atividade: Como você resolveria o problema anterior?
Temas a serem abordados:
A identidade bem construída é a chave para o empreendedorismo!
Características e necessidades do pequeno cientista.
Como identificar as características individuais dos alunos.
O que é empreender?
Ir além da monetização.
Princípios da aprendizagem
• Aprendemos melhor a partir do que fazemos
• Aprendemos apenas o que queremos
• Quanto maior a ligação do que estamos aprendendo com o que já sabemos, maior e melhor será nossa aprendizagem
• Aprendemos observando os outros

3º encontro: 14/06/2024
Modalidade: online

Atividade: Quem pode te ajudar a resolver o problema?
Temas a serem abordados:
O brincar com as experiências de ciência é uma estratégia poderosa de desenvolvimento humano.
Ao realizar as experimentações o aluno tem possibilidade do fazer, conquista autonomia. Reforça o “ser capaz”.
As experiências livres e guiadas. A importância de cada grupo.
Empreendedorismo na escola - como formar alunos empreendedores
Abordar as características da pessoa empreendedora - todos são capazes.
*Trazer o empreendedorismo no dia a dia - discutir propostas de soluções.
*Habilidades BNCC - pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, argumentação, autoconhecimento, empatia/cooperação, responsabilidade e cidadania. *Realizar atividades práticas e expositivas.
*Aproximar estudantes de profissionais do mercado - reforçar os programas da prefeitura, o contato com startup, editais…

4º encontro: 28/06/2024
Modalidade: Presencial

Atividade: Criar um protótipo da solução.
Temas a serem abordados:
A sua ideia tem valor! A primeira pessoa a acreditar é você. Não desistir no primeiro obstáculo.
Você é a maior transformação. A construção do professor empreendedor.
O empreendedor é moldado a cada dia. Buscar formas de melhorar em cada ciclo - planeja / realiza / avalia

5º encontro: 02/08/2024
Modalidade: online

Atividade: Para quem você apresentaria o protótipo?
Temas a serem abordados:
A ciência empreende. O conhecimento tem valor. Resolver problemas abre oportunidade para empreender, fazer negócio.
Inovação, resolução de problemas e criatividade. Trabalho em equipe, nem todos farão a mesma atividade.

6º encontro: 16/08/2024

Atividade: Organizar o pitch
Temas a serem abordados:
O que é inovar para empreender. O seu diferencial, inovação e comunicação.
Momento de construção dos pitch (primeiras etapas)
• Problema • Mercado • Solução • Modelo de negócio • Validação/protótipo • Resultados • Time • Metas

7º encontro: 30/08/2024
Modalidade: online

Atividade: Como você vai implementar a sua solução?
Temas a serem abordados: Aprender com erro, constância. Saber correr riscos e avaliar resultados.

8º encontro: 13/09/2024
Modalidade: Presencial

Temas a serem abordados: Momento de apresentação dos pitch

group Público-Alvo: Professores da Rede Municipal de Educação

Faça login para participar deste evento.