Semana Pedagógica

Caro Educador,

Seja bem-vindo ao início de mais um ano letivo da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes. Para recebê-lo, a Escola de Formação de Professores - EFEM, organizou a Semana Pedagógica de 2023, que acontecerá durante os dias 01, 02 e 03 de Fevereiro, composta por palestras com autores e professores convidados, rodas de conversa e oficinas dos Laboratórios Lab Mais.

As palestras serão ministradas no auditório do Colégio Salesiano, nos turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições dos professores nas palestras na modalidade presencial serão realizadas pelos diretores, via formulário, da seguinte maneira:

• 1 (um) professor da Educação Infantil de cada unidade escolar, por cada palestra, de acordo com o público-alvo.
  • 2 (dois) professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais de cada unidade escolar, por cada palestra, de acordo com o público-alvo.

Para os demais professores, estas palestras serão transmitidas pelo canal do youtube da SEDUCT e a inscrição nesta modalidade será feita no SIPAE, pelo próprio professor.

1. Palestras

1. 01/02

1. Olhos no processo de alfabetizar
      2. Alfabetização em Foco
      3. Práticas musicais na aprendizagem
      4. Liderança humanizada e gestão eficiente: cuidado, protagonismo, ética e transformação
    2. 02/02

1. Libras e Braille como ferramentas de inclusão
      2. Marco do desenvolvimento Infantil
      3. Roda de conversa sobre Desafios e sucessos na construção da aprendizagem
        Um diálogo com Patrícia Tinoco, Regina Lannes, Shayane Ferreira e professoras Alfabetizadoras
      4. O lugar do afeto na construção da Aprendizagem
      5. BNCC - Fundamentos e práticas pedagógicas para Ensino Fundamental e EJA
    3. 03/02

1. Roda de conversa sobre Educação no Campo em rede: memória e política pública

As oficinas dos Laboratórios do Lab Mais são PRESENCIAIS e todos os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais devem participar. Elas foram distribuídas e organizadas por localidades, para facilitar o acesso, contemplando as seguintes unidades:

• E.M. Mário Barroso (Ururaí)
  • E.M. Custódio Siqueira (Guarus)
  • CIEP Arnaldo Rosa Viana (Parque Aurora)
  • E.M. Albertina Azeredo Venâncio (Travessão)
  • E. M. Claúdia Almeida Pinto de Oliveira (Farol)

As inscrições para as oficinas serão realizadas pelo portal SIPAE. Neste espaço, o professor escolherá a localidade de sua preferência e realizará a inscrição para as formações do Brincar & Aprender e Práticas de Matemática, ambas direcionadas ao segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Reiteramos a importância da sua participação neste espaço de trocas e aprendizado, que será nossa Semana Pedagógica.

Desejamos que este ano que se inicia seja de muito trabalho, realizações e sucesso! Somos muitos, mas somos um e reforçamos que juntos, de mãos dadas, vamos escrever uma linda história neste 2023!

1. Formação Lab Mais

1. EM Mario Barroso